19 de março de 2012

"Ainda há fogo em mim..."

Nessa segunda-feira ensolarada e quente que só a mulesta, eu só consigo pensar em uma coisa: eu queria estar numa praia agora. Com os pés enfiados na areia, uma água de côco gelada e uma sombrinha pra eu não fritar os miolos. Só isso e a companhia do meu namorado bastaria pra me fazer feliz. Ah, se sêsse!



Ainda há fogo em mim
Queria sempre assim

Dia de luz
Festa do azul celestial
Casa Caiada
Água Salgada
Imaginando a vida toda submarina
Deitada na estampa colorida da toalha

Todas as cores secando ao sol
Todas as cidades ja estão em chamas
Consumidas por um desejo voraz
Quem sabe ainda sobre alguma chance
A tarde
O vento
E o mar

Ainda há fogo em mim
Queria sempre assim

Sombra estrondosa nas calçadas
Bairro novo
Seus dias quentes e úmidos
Suor pingando do rosto
E logo ali
Deitada à vontade na grama do seu jardim
Um cheiro bom

E Todas as cores filhas do sol
Todas as cidades ja estão em chamas
Consumidas por um desejo voraz
Quem sabe ainda sobre alguma chance
E folhas
Pairando 
no ar

Ainda há fogo em mim
Quisera sempre assim

Dia de luz
Festa do azul celestial
Casa Caiada
Água Salgada
Imaginando a vida toda submarina
Deitada na estampa colorida da toalha

E Todas as cores secando ao sol
Todos os oceanos já estão condenados aos ataques
Impulsionados por um desequilíbrio feroz
Quem sabe ainda sobre alguma chance
A tarde
O vento
E o mar

(vamo lá)

Todas as cidades ja estão em chamas
Consumidas por um desejo voraz
Quem sabe ainda sobre alguma chance
A tarde
O vento
E o mar

(vamo fazer o final)

18 de março de 2012

Redes


Ao alimentar seu ego suas redes, tome muito cuidado para não ser engolido. 
Para mais doses de reflexão em forma de humor, é só abrir a Caixa de Remédios. Se é recomendado pela Dra. Debs, é porque é bão! hehehe

As 5 melhores danças da telona

Eu sou bem o contrário de Rob Gordon (do filme Alta Fidelidade, lembra?) e odeio fazer listas. Eu acho uma tarefa impossível resumir uma categoria qualquer em cinco itens. CINCO MÍSEROS ITENS! É pouco demais pra tanta coisa boa - e ruim - que tem nesse mundo, minha gente!
Mas só para alegrar o meu domingão, eu resolvi fazer essa lista das 5 melhores danças da telona. Não é a lista definitiva e nem está em ordem classificatória, mas é o que eu consegui lembrar em 15 minutos. Se eu me arrepender, depois faço uma segunda parte e a gente emenda, beleza? 
Ah, importante frisar: eu preferi deixar de fora os filmes cuja temática era a dança, como Dirty Dancing, Grease, Saturday Night Fever e afins. Só porque eu achei que seria muito difícil peneirar concorrentes de tão alto nível. Então fiquei só com os filmes "normais" - e nem por isso deixei de fora números clássicos. Dá um scroll e se divirta! ;D 

Viver a Vida (Vivre Sa Vie) 
Comentário: "Aí, já vai começar fazendo a culta?" Não, minha gente. Eu não sou cinéfila e esse é o único filme do Godard que eu já vi na vida. rs... Mas sempre que eu penso em danças e filmes, a primeira imagem que me vêm a mente é essa cena da linda Anna Karina. Tem como resistir a esse estilo sessentinha?


Perfume de Mulher (Scent of Woman)
Comentário: O primeiro clássico da minha lista - e de tantas outras - é a cena em que Al Pacino dança um tango de Carlos Gardel. Essa música é fantástica e por si só já justificaria a escolha. Mas como eu não quis deixar o talento de Al Pacino em segundo plano (rs), coloquei o vídeo que contém o diálogo que antecede a dança.




Pulp Fiction - Tempo de Violência
Comentário: Como dizem aqui em Natal: essa é malhada! Ou seja, tá em quase todas as listas. Mas eu não tinha como deixar o John Travolta de fora do Top 5 de melhores danças, tinha? Se não entra com Grease, entra com Pulp Fiction. rs..


Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off)
Comentário: Para mim, esse só não é o melhor filme da Sessão da Tarde de todos porque Os Goonies é ~amor pra vida~. Mas essa cena, além de divertidíssima, é inesquecível. Atire o primeiro mouse quem nunca teve vontade de cabular aula pra dançar no meio de um desfile ao som de Twist and Shout. Um sonho de infância!


Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine)
Comentário: Só tenho uma justificativa para a escolha da pequena Oliver: "She's a super freak! Super freak, yeaaah!". Ela é muito fofa remexendo o popozão. hehehe.. Infelizmente eu não consegui encontrar nenhum vídeo que permitisse incorporar, então vocês vão ter que dar um clique pra conferir. =P


17 de março de 2012

Cuide bem do seu amor

http://icanread.tumblr.com 
Ontem eu vi esse casal de velhinhos e me peguei devaneando como as pessoas tratam o amor nos dias de hoje. Não precisa ser um grande observador para perceber que nós vivemos em uma época em que as coisas materiais são muito valorizadas e os sentimentos são cada vez mais efêmeros. O consumismo anda exagerado de um jeito, que começa a inverter nossos valores. Como dizem por aí: as pessoas amam as coisas e usam as pessoas. Já percebeu como isso vêm se espalhando como praga?
Ou vai ver não tenha a ver com o consumismo. Vai ver as pessoas perderam um pouco da fé nas relações humanas e simplesmente cansaram. Parece até que os relacionamentos se acabam por qualquer motivo besta, seja um namoro ou mesmo uma amizade. É claro que nem tudo dura para sempre. A nossa própria vida não é eterna, certo? E às vezes as pessoas precisam se afastar por uma razão ou outra da vida, coisas que a gente não pode evitar. Mas será que isso é razão para tratar as pessoas como coisas descartáveis? A gente desaprendeu a cuidar de quem a gente gosta? Será que a gente não quer mais se tornar eternamente responsável por aquilo que cativamos, heim Pequeno Príncipe?
Eu sei também que, em comparação aos nossos avós, a nossa geração goza de muita liberdade (de ser, de amar, de opinar etc) e ninguém mais é obrigado a viver em um relacionamento falido simplesmente para dar satisfação à sociedade. E isso é ótimo! Mas deveria ser usado a nosso favor e não contra. É muito prético dar as costas na primeira dificuldade, afinal a gente tem esse direito. Mas se a gente fizer isso sempre, o que nós vamos construir para o nosso futuro? Para onde vão os amores sólidos e as grandes amizades? 
Podem me chamar de ingênua (porque eu sou), mas eu acredito que tudo o que a gente precisa é de paciência e diálogo. E de carinho e consideração. E de um abraço sincero e um perdão verdadeiro. E de boa vontade e... Okay, a lista não é tão curta quando eu imaginava, mas acho que deu pra entender o recado.
A gente deveria agir como o casal de velhinhos lá em cima, entende? Arregaçar as mangas para tentar consertar as coisas, e não jogá-las fora. Se isso não funcionar, aí sim a gente pode se dar o caso como perdido. Fazer o quê, né? Mas se a gente preza por algo ou por alguém, vale a pena fazer um esforço. Na verdade, vale MUITO a pena. É como disse Herbert Vianna: "Se o seu mundo for o mundo inteiro / Sua vida, seu amor, seu lar / Cuide tudo que for verdadeiro / Deixe tudo que não for passar".

16 de março de 2012

Mãe Natureza

Não sei se eu deveria rir ou chorar. 


- Ei, Mão Natureza! Eu não a vejo há um mês! Como vai?
* SOCO NO ÚTERO! *

13 de março de 2012

Ilustrações de Edmund Dulac

Eu não sei quanto a vocês, mas quando criança eu era uma devoradora de histórias fantásticas e contos de fadas. Uma das maiores alegrias da minha infância foi quando a minha escola inaugurou uma biblioteca e eu pude levar muitos e muitos livros para casa. Mas o que me deixava apaixonada não era apenas as histórias em si, mas também as ilustrações. Gente, eu pirava nos desenhos de princesas, bruxas, gnomos, burros falantes e tudo o que parecesse encantado. Eu achava - e ainda acho - aquilo o máximo! <3

Daí que essa "melosidade" toda é pra explicar a minha emoção quando, entre uma e outra fuçada no tumblr, eu encontrei as ilustrações de Edmund Dulac (1882 - 1953). Esse magnífico artista francês fez parte da "Época de Ouro da Ilustração" e dedicou uma boa parte de sua carreira aos livros infantis ingleses, dando vida a histórias como A Tempestado (de Shakespeare), As Mil e Uma Noites, Cinderela, A Pequena Sereia, História de Hans Christian Andersen e várias outras que nós conhecemos desde pirralhos. Eu selecionei apenas quatro ilustrações pra mostrar, mas para ver outras obras é só fazer uma pesquisa rapidex no Google que não irão faltar fontes (como esse portifólio e essa galeria).

 I will marry you - from Beauty and the Beast.
Cinderella - from Edmund Dulac's Picture Book for the Red Cross.

From Princess and the Pea fairy tale, by Hans Christian Andersen.

The Bright Liquid - from The Little Mermaid, by Hans Christian Andersen .

12 de março de 2012

3 em 1 [Sobre o Adeus]

[para rir ou chorar] 
Como é sofrido o adeus, né gente? Quem sabe disso é o Gomez.


[para aumentar o som]
Mas pode ficar um mais fácil com uma boa trilha sonora: "Adieu", da fofa Coeur de Pirate.


[para declamar ao vento]
Dou adeus com "Farewell" de Pablo Neruda, traduzido como "Crepusculário".


Desde o fundo de ti, e ajoelhado 
um menino triste, como eu, nos olha. 

Pela vida que arderá nas suas veias 
teriam que amarrar-se nossas vidas. 

Por essas mãos, filhas das tuas, 
teriam que matar as minhas mãos. 

Pelos seus olhos abertos na terra 
verei nos teus lágrimas um dia. 



Eu não o quero, Amada. 

Para que nada nos amarre 
que nada nos una. 

Nem a palavra que perfumou tua boca 
nem o que disseram as palavras. 

Nem a festa de amor que não tivemos, 
nem os soluços junto à janela. 



(Amo o amor dos marinheiros 
que beijam e partem. 

Deixam uma promessa. 
Não voltam nunca mais. 

Em cada porto uma mulher espera: 
os marinheiros beijam e partem. 

Uma noite deitam-se com a morte 
no leito do mar. 



Amo o amor que se reparte 
em beijos, leite e pão. 

Amor que pode ser eterno 
ou que pode ser fugaz. 

Amor que quer libertar-se 
para voltar a amar. 

Amor divinizado que se chega 
amor divinizado que se vai.) 



Já não se encantarão meus olhos nos teus, 
já não abrandará junto a ti minha dor. 

Mas onde quer que vá levarei o teu rosto 
e onde quer que vás levarás a minha dor. 

Fui teu, foste minha. Que mais? Juntos demos 
uma volta no caminho por onde o amor passou. 

Fui teu, foste minha. Tu serás daquele que te amar, 
do que colher no teu jardim o que eu semeei. 

Vou-me embora. Estou triste: estou sempre triste. 
Venho dos teus braços. Não sei para onde vou. 

... Do teu coração diz-me adeus um menino. 
E eu digo-lhe adeus.

6 de março de 2012

Diva do dia: Emeli Sandé

E daí que ontem eu fiz aquele post com umas cantoras de soul que eu andei escutando e ironicamente eu acabei deixando escapar a minha favorita: Emeli Sandé. Mas tudo bem, porque a minha leseira até que veio a calhar e eu aproveitei pra fazer um post só a respeito dela. 
Pois então... Ao contrário das cantoras que citei ontem, a Emeli Sandé é bem mais nova no mercado e lançou neste ano o seu primeiro álbum, chamado Our Version of Events. Antes disso, como é de praxe, ela lançou alguns singles [que você escuta ali embaixo] e fez várias parcerias com outros artistas mais conhecidos. Essa curta carreira já rendeu o prêmio de "Escolha da Crítica" no BRIT Awards 2012 e uma indicação na categoria "Artista Revelação Britânico". 
Mas deixemos de enrolação e vamos ao que interessa: as músicas da mulher, né? Catei os três singles e mais umas duas apresentações acústicas dela. Não sei o que vocês vai achar, mas eu já elegi minha preferida of all times: Heaven. Foi só dar uma primeira "escutada", que já ficou por diaaaaas no repeat. hahaha..








Antes de partir, só uma curiosidade que eu achei: o nome de batismo dela é Adele Emeli Sandé e ela costumava usar seu primeiro nome no meio artístico. Mas aí veio a outra Adele estourando nas paradas e monopolizando os Grammy's tudinho, então nossa amiga do topete resolveu se diferenciar e usar seu nome do meio: Emeli. Imagina a pressãozinha básica que seria estrear no meio musical tendo que encarar comparações com a Adele, né?
Se quiser saber mais sobre a Emeli Sandé, é só dar um pulinho na fanpage ou no site oficial dela. Ou se joga logo no canal do YouTbe dela, que tem um monte de coisa boa.

5 de março de 2012

I'm feeling soulful

Meu radinho de pilha anda num clima bem soul ultimamente e esses dias eu descobri três cantoras ótimas: Nicole Willis, Noora Noor e Alice Smith. Os vídeos nem são novos (2008, 2010 e 2008 respectivamente), mas eu nunca tinha ouvido falar de nenhuma delas. 
Como eu uso esse blog, dentre outras besteiras,  pra registrar e dividir meus "achadinhos musicais", eu me senti no dever de postar. Eu curto muito reler os posts mais antigos e lembrar daqueeeela banda que eu encontrei escavucando o youtube, mas tinha deixado pra lá. Sabe comé? hehehe





Quem curte esse estilo? Eu acho uma delícia pra ouvir e mais ainda pra cantar junto. Sou dessas! =} Eu coloquei uma faixa de cada, mas a Alice Smith vai ganhar um vídeo bônus só porque ela fez esse digníssimo cover da música "Fool for You" do Cee-Lo Green. Eu adorei! 

3 de março de 2012

Here's a piece of advice

Imagem: joojoo.me

Eis um conselho que toda menina/moça/mulher deve levar para a vida: AME O SEU CORPO. Não falo apenas de trabalhar a nossa auto-estima na frente do espelho, mas também de cuidar do nosso corpo como a casa em que vivemos - e de onde a gente nem pode se mudar, mas no máximo fazer uma reforma aqui e acolá. rs...

É bem clichê dizer isso, mas a verdade é que a nossa beleza também emana de dentro. Por isso que a gente deve sempre tentar se alimentar de uma forma mais saudável, praticar exercícios, prestar atenção aos sinais que o organismo manda, visitar os médicos periodicamente e não abusar das coisas que sabemos que nos fazem mal. Todo mundo conhece a cartilha básica, mas nem todo mundo segue, não é verdade? Claro que não precisa ter a disciplina de um super-atleta, afinal a gente tem direito a umas escorregadas - desde que elas sejam exceção e não regra! O importante é lembrar que cada coisa que a gente faz vai gerar um efeito mais cedo ou mais tarde. O solzinho de meio dia que você pega hoje, vai lhe render uma pele manchada amanhã. A coxinha frita que você lancha todo santo dia, não só vai se transformar em celulite, como ainda pode comprometer o funcionamento do seu coração no futuro. E as repetidas noites de bebedeira, renderão um belo par de olheiras e, de brinde, um fígado estrupiado. Eu poderia continuar a lista, mas ela é quase infinita, sabe?

Ah, mas e quanto aquelas coisas que a gente não pode mudar? Tipo aqueles defeitinhos que vieram de brinde no DNA? Aí, meu bem, a única saída é aceitá-los como são. Não perca tempo com encanações, que isso não leva ninguém a nada. Uma pessoa feliz e que se sente bem na própria pele é muito mais atraente que qualquer mocinha encasquetada que fica se lamentando por não ser perfeita. Tem coisa mais chata? Nééém...

Conclusão nº 1: se você ama seu corpo e quer vê-lo na sua melhor forma, tudo o que você precisa dar a ele muito amor. <3

Conclusão nº 2: De perto ninguém é perfeito e todo mundo tem defeitos. Quer dizer, só a bailarina que não tem.  


I'm not the average girl from your video
and I ain't built like a supermodel
But, I Learned to love myself unconditionally
Because I am a queen
I'm not the average girl from your video
My worth is not determined by the price of my clothes
No matter what I'm wearing I will always be India Arie

2 de março de 2012

Ciranda da Bailarina




Ciranda da Bailarina
[Edu Lobo e Chico Buarque]


Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem

Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem

Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem

Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem

O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem

Procurando bem
Todo mundo tem...


Made in Brazil

Tava aqui brincando de montar mixtapes no Goveshark e acabei fazendo essa listinha bacana só com artistas brazucas novos (ou nem tanto) e músicas lançadas (mais ou menos) recentemente. Não sabia que nome colocar, então saquei o bom e velho título Made in Brazil, o que já me dá a deixa para fazer um segunda edição. (e terceira e quarta.. he he he) Ela tá num clima bem malemolente, porque apesar de ser sexta-feira, eu tô gripada e curtindo minha caminha. 
Mas enfim, aqui está ela, com direito a box verde e amarelo e tudo. Agora é só dar o play e curtir um sonzim manêro.