21 de junho de 2012

Quoting: Margaret Cho




“If you are a woman. If you are a Person of Colour. If you are gay, lesbian, bisexual, transgender, if you’re a person of size, if you’re a person of intelligence, if you’re a person of integrity, then you are considered a minority in this world. And it’s gonna be really hard to find messages of self-love, and support anywhere, especially women’s and gay men’s culture. It’s all about how you have to look a certain way or else you’re worthless. You know when you look in the mirror, and you think, ‘Ugh, I’m so fat, I’m so old, I’m so ugly’, don’t you know that’s not your authentic self, but that is billions upon billions of dollars of advertising, magazines, movies, billboards, all geared to make you feel shitty about yourself so that you will take your hard-earned money and spend it on some turnaround cream that doesn’t turnaround shit.

When you don’t have self-esteem, you will hesitate before you do anything in your life. You will hesitate to go for the job you really wanna go for. You will hesitate to ask for a raise. You will hesitate to report a rape. You will hesitate to defend yourself when you are discriminated against because of your race, your sexuality, your size, your gender. You will hesitate to vote. You will hesitate to dream. 

For us to have self-esteem is truly an act of revolution. And our revolution is long-overdue.”

Abaixo segue a tradução que eu fiz, que eu espero que transmita bem a ideia. Qualquer correção será very welcome, é só comentar aí! ;)

"Se você é uma mulher; Se você é uma pessoa "de cor"; Se você é gay, lésbica, bissexual, transexual; se você é uma pessoa grande; se você é uma pessoa inteligente; se você é uma pessoa íntegra, então você é considerada uma minoria nesse mundo. E será muito difícil encontrar mensagens de amor-próprio e apoio em qualquer canto, especialmente na cultura feminina e gay. Tudo gira em torno de sua aparência, e você não tem valor algum se não tiver a aparência certa. Sabe quando você olha no espelho e pensa "Arg, sou tão gorda, velha e feia!"? Você não sabe que esse não é o seu verdadeiro eu, mas sim o resultado de bilhões de propagandas, revistas, filmes, outdoors milionários criados para fazer você se sentir na merda e, dessa forma, gastar todo o seu dinheirinho suado em um creme miraculoso que não vai fazer milagre algum.


Quando você não tem um pingo de autoestima, você vai hesitar antes de fazer qualquer coisa em sua vida. Você vai hesitar diante de uma entrevista de emprego. Vai hesitar antes de pedir um aumento de salário. Vai hesitar em denunciar um estupro. Vai hesitar em defender a si mesma quando discriminada por sua raça, sexualidade, tamanho, gênero. Vai hesitar em votar. Vai hesitar em sonhar.


Para nós, ter autoestuma é um verdadeiro ato revolucionário. E nossa revolução já é há muito esperada."

Margaret Cho é comediante, designer de moda, atriz, escritora e diretora. Além de atuar em séries, filmes e videoclipes, essa coreana-americana é conhecida por suas performances de comédia stand-up, onde costuma falar de assuntos polêmicos. Entre outros tabus, seus assuntos preferidos são racismo e sexualidade, sempre apoiando causas a favor da mulher e da comunidade GBLT. Eu catei dois trechos aleatórios de shows dela para quem quiser conhecer um pouco mais do seu humor ácido e provocativo. 


15 de junho de 2012

Música de sexta: Oho

A música dessa sexta é um recém achadinho musical e veio no plural. São seis faixas da dupla francesa Oho, que lançou no final do ano passado o EP Land of the Happy. O duo, que é formado por Aurore e Paul, diz que faz música "para quem gosta de trip-hop, ligeiramente folk electronica com uma voz feminina". Como eu não entendi bulhufas, achei melhor redefinir como pop-fofo-mulherzinha. Achei bem mais legal assim. hahaha 

Top 5 - clipes dublados por atores

Adoro atores talentosos. Amo música boa. Juntou uma coisa com outra e virou a minha lista dos 5 melhores clipes dublados por atores. Sem mais, aperta o play:

"I want love" / Elton John
Robert Downey Jr. procurando um amor que derreta seu coração de ferro. (ô piada ruim!)

"My valentine" / Paul McCartney
Se a música já é fofa, com Natalie Portman e Johnny Depp dublando em linguagem dos sinais ficou a coisamarrrrlinda


"Nightwalker" / Thiago Pethit
Alice Braga perdida na noite e dançando com pessoas aleatória... eike loucura!

"Weapon of Choice" / Fatboy Slim
Direto do fundo do baú, Christopher Walken está simplesmente GENIAL nesse clipe! *two thumbs up*

"All these things that I've done" / The Killers
Três observações técnicas: 1) esse não é um clipe, mas uma cena de filme (Southland Tales); 2) Justin Timberlake não é um ator profissional, mas sim um cantor; 3) não sei se o nome da música tá certo, porque eu sempre a chamei de "I've got soul but I'm not a soldier". Mas enfim, a lista é minha e eu quis botar! rs.. 


~~~ Menções Honrosas ~~~~ 
E tem aqueles que não entraram no ranking, mas eu não queria deixar de fora.


"Out of the game" / Rufus Wainwright
Helena Bonham Carter e Rufus Wainwright. Taí duas pessoas que cujos nomes eu só sei soletrar com ajuda do Google. Esse só não entrou no top 5 porque eu só descobri que existia o clipe ontem. Aí seria pilantragem minha, né? 


"Taylor" / Jack Johnson
Ben Stiller engraçadão [ironia] fazendo de conta que dirige um clipe. Acho esse ator meio bocó, mas vale a menção porque eu gosto da música. :)



"5 mentiras" / Forgotten Boys
Débora Falabella fazendo dublê do ex-marido Chuck. Ela é bonitinha até fazendo a rockeira doidona, né? 





13 de junho de 2012

Trocando livros pelo SKOOB


Em 2009 eu conheci o Skoob, por intermédio da minha amiga bookaholic Deh. Esse site de nome engraçado ["books" ao contrário] nada mais é que uma rede social brasileira voltada para pessoas que amam ler, onde você diz quais os livros que está lendo, os que já leu e aqueles que ainda vai ler. Lá você encontra resenhas e pode também publicar a sua própria opinião, além de ver o que os seus amigos curtem. Dá pra interagir bastante com os outros usuários, principalmente através dos grupos. 

Macanudo, do Liniers
Ok, mas e daí que por muito tempo eu deixei meu perfil largado e quase não atualizava minha estante. Isso só mudou há cerca de um ano, quando eu descobri que o Skoob é O PARAÍSO DA TROCA DE LIVROS. Sério, se você é dessas pessoas que não se apegam a uma estante lotada e prefere ver o livro passar por várias mãos devoradoras de histórias, então vai adorar o Skoob. Eu já havia feito duas trocas na forma livro x livro [você envia um livro para alguém e recebe outro da mesma pessoa], e ambas foram tranquilas. Eu me desapeguei de livros que não iam me fazer a falta e ganhei outros que estava doida pra ler. E tudo por um custo baixíssimo: o envio de um livro de 300g para a região sudeste, com registro módico, fica por cerca de R$5,00.
Além do método tradicional, agora eles criaram o Plus, que é um sistema que facilita demais o processo de trocas através de um "banco de créditos". Primeiro você começa zerado de créditos, com um selo amarelo. Para sair do vermelho, você cadastra o livro que quer trocar no sistema e espera alguém fazer uma solicitação de envio. Daí você aceita e manda pro endereço da pessoa, que ao receber a encomenda já te passa o(s) crédito(s). Agora sim você, feliz e saltitante, poderá pesquisar o seu livro desejado e exercer o papel de "solicitante".
O bom desses sistema é que você não precisa mais procurar alguém que tenha o livro que você deseja E que queira um item da sua estante. A recíproca não precisa mais ser verdadeira, entende? Se não entendeu, é só entra no grupo Eu sou Plus o pessoal ensina direitinho o que é e como funciona o sistema.


Enriqueta e seu gato Fellini, do Liniers
Outra forma de botar seu livro para correr o mundo é participando do grupo Livro Viajante, onde você cria um tópico com seu livro e outras pessoas se "inscrevem" para recebê-lo. Essa pessoa fica com o livro por X dias, depois envia de volta pro dono ou para o próximo participante. Existem algumas regras gerais para as trocas, mas você pode acrescentar alguns requisitos no seu tópico. Se você é desconfiado, vale a pena buscar referências dos solicitantes na lista negra do grupo. Sim, até nisso eles pensaram! Eu achei a ideia do livro viajante muito bacana, mas ainda não testei. Se alguém já participou, vai lá no meu perfil e me conta como foi. ;) 


Estantes divertida do Grant Snider

12 de junho de 2012

O dia em que Mallu me convenceu

Eu nunca pensei que fosse postar uma música da Mallu Magalhães aqui, mas depois de ouvi-la cantar ao vivo as músicas do seu álbum Pitanga, eu acabei mudando a minha opinião em relação à cantora. Parece que a convivência com Marcelo Camelo fez bem à moça, né? Antes eu não conseguia nem ver essa criatura falando na televisão, porque a vergonha alheia era grande demais. Mas hoje parece que ela parou de fumar maconha estragada esta mais madura e equilibrada - sem perder o jeitinho hippie, velha e louca de ser. 

Mas enfim... Deixando esses aspectos pessoais de lado, o que interessa é que essa fase Mallu Mulher vem rendendo músicas muito boas e eu selecionei algumas para entrarem na minha playlist do mês.

Começando pela mais conhecida, cujo vídeo deixou todo mundo embasbacado com a evolução de menina esquisita para moça estilosa. Pergunto: seria Mallu um pokemón? Além da música ser uma delícia, geral ainda morreu de amores pelo penteado charmoso, o delineador de gatinho e o cardigã bordado com pérolas fofíssimo de lindo (!!!). E ainda tem aquele versinho na medida prazlinda postarem no Twitter: "Nem vem tirar meu riso frouxo com algum conselho, que hoje eu passei batom vermelho." Arrasou, gata! ;D


Depois vem uma canção cheia de chamego, daquelas que você quer aprender a letra pra poder cantar pro namorado/marido/ficante/rolo. "I think about youhuhu, yeah yeah yeah! All I write about is youhuhu, yeah!" 

 

E por último, tem aquela música com a qual a gente (vulgo eu) se identifica tanto que tem que colar a letra inteira no final do post. A produção los hermânica do namorado dela também ajudou, né? Depois dessa música eu só tenho uma coisa a declarar: a nova Mallu me convenceu! Eu me rendo! rs...


Vou fazer cena, amor,
Pra ver
Se vale a pena a dor
Só pr'eu ser tema desse teu compor.

Não sou assim, amor,
Foi só
Uma maré ruim,
Perdoa o drama,
E não desiste de mim.

Você quando chamou, eu não pude ir,
Eu tive muito medo na hora
E hoje eu sou culpada.

E eu, que fico à flor da pele,
Sem querer,
Eu tenho um coração vulcânico
E sempre acabo errada.

Não, não diga que eu lhe trato mal,
Eu tento tanto te fazer feliz,
Mas acontece qu'eu sou desastrada.

Não, eu nunca quis te machucar,
Prometo pra você deixar de cena,
Acho que eu só quero ser amada.

Vou fazer cena, amor,
Pra ver
Se vale a pena a dor
Só pr'eu ser tema desse teu compor.

1 de junho de 2012

Música de Sexta: Ellie Goulding

Como na vida nem tudo é farra, a sexta-feira também pode ser dia de ficar em casa comendo batata recheada (que por sinal tá uma delícia!) e ouvindo música de índio indie bacaninha. A eleita de hoje é um cover de "High for This", do The Weeknd, feito pela Ellie GouldingEu nunca dei muito cabimento pra ela, pois achava que tinha uma cara meio nheeee... mas ouvindo uma faixa aqui, um cover acolá, eu comecei a simpatizar com a moça e até resolvi baixar - tardiamente - o álbum dela, Bright Lights (2010), pra ver se cola na minha playlist.