13 de junho de 2012

Trocando livros pelo SKOOB


Em 2009 eu conheci o Skoob, por intermédio da minha amiga bookaholic Deh. Esse site de nome engraçado ["books" ao contrário] nada mais é que uma rede social brasileira voltada para pessoas que amam ler, onde você diz quais os livros que está lendo, os que já leu e aqueles que ainda vai ler. Lá você encontra resenhas e pode também publicar a sua própria opinião, além de ver o que os seus amigos curtem. Dá pra interagir bastante com os outros usuários, principalmente através dos grupos. 

Macanudo, do Liniers
Ok, mas e daí que por muito tempo eu deixei meu perfil largado e quase não atualizava minha estante. Isso só mudou há cerca de um ano, quando eu descobri que o Skoob é O PARAÍSO DA TROCA DE LIVROS. Sério, se você é dessas pessoas que não se apegam a uma estante lotada e prefere ver o livro passar por várias mãos devoradoras de histórias, então vai adorar o Skoob. Eu já havia feito duas trocas na forma livro x livro [você envia um livro para alguém e recebe outro da mesma pessoa], e ambas foram tranquilas. Eu me desapeguei de livros que não iam me fazer a falta e ganhei outros que estava doida pra ler. E tudo por um custo baixíssimo: o envio de um livro de 300g para a região sudeste, com registro módico, fica por cerca de R$5,00.
Além do método tradicional, agora eles criaram o Plus, que é um sistema que facilita demais o processo de trocas através de um "banco de créditos". Primeiro você começa zerado de créditos, com um selo amarelo. Para sair do vermelho, você cadastra o livro que quer trocar no sistema e espera alguém fazer uma solicitação de envio. Daí você aceita e manda pro endereço da pessoa, que ao receber a encomenda já te passa o(s) crédito(s). Agora sim você, feliz e saltitante, poderá pesquisar o seu livro desejado e exercer o papel de "solicitante".
O bom desses sistema é que você não precisa mais procurar alguém que tenha o livro que você deseja E que queira um item da sua estante. A recíproca não precisa mais ser verdadeira, entende? Se não entendeu, é só entra no grupo Eu sou Plus o pessoal ensina direitinho o que é e como funciona o sistema.


Enriqueta e seu gato Fellini, do Liniers
Outra forma de botar seu livro para correr o mundo é participando do grupo Livro Viajante, onde você cria um tópico com seu livro e outras pessoas se "inscrevem" para recebê-lo. Essa pessoa fica com o livro por X dias, depois envia de volta pro dono ou para o próximo participante. Existem algumas regras gerais para as trocas, mas você pode acrescentar alguns requisitos no seu tópico. Se você é desconfiado, vale a pena buscar referências dos solicitantes na lista negra do grupo. Sim, até nisso eles pensaram! Eu achei a ideia do livro viajante muito bacana, mas ainda não testei. Se alguém já participou, vai lá no meu perfil e me conta como foi. ;) 


Estantes divertida do Grant Snider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então?