17 de março de 2012

Cuide bem do seu amor

http://icanread.tumblr.com 
Ontem eu vi esse casal de velhinhos e me peguei devaneando como as pessoas tratam o amor nos dias de hoje. Não precisa ser um grande observador para perceber que nós vivemos em uma época em que as coisas materiais são muito valorizadas e os sentimentos são cada vez mais efêmeros. O consumismo anda exagerado de um jeito, que começa a inverter nossos valores. Como dizem por aí: as pessoas amam as coisas e usam as pessoas. Já percebeu como isso vêm se espalhando como praga?
Ou vai ver não tenha a ver com o consumismo. Vai ver as pessoas perderam um pouco da fé nas relações humanas e simplesmente cansaram. Parece até que os relacionamentos se acabam por qualquer motivo besta, seja um namoro ou mesmo uma amizade. É claro que nem tudo dura para sempre. A nossa própria vida não é eterna, certo? E às vezes as pessoas precisam se afastar por uma razão ou outra da vida, coisas que a gente não pode evitar. Mas será que isso é razão para tratar as pessoas como coisas descartáveis? A gente desaprendeu a cuidar de quem a gente gosta? Será que a gente não quer mais se tornar eternamente responsável por aquilo que cativamos, heim Pequeno Príncipe?
Eu sei também que, em comparação aos nossos avós, a nossa geração goza de muita liberdade (de ser, de amar, de opinar etc) e ninguém mais é obrigado a viver em um relacionamento falido simplesmente para dar satisfação à sociedade. E isso é ótimo! Mas deveria ser usado a nosso favor e não contra. É muito prético dar as costas na primeira dificuldade, afinal a gente tem esse direito. Mas se a gente fizer isso sempre, o que nós vamos construir para o nosso futuro? Para onde vão os amores sólidos e as grandes amizades? 
Podem me chamar de ingênua (porque eu sou), mas eu acredito que tudo o que a gente precisa é de paciência e diálogo. E de carinho e consideração. E de um abraço sincero e um perdão verdadeiro. E de boa vontade e... Okay, a lista não é tão curta quando eu imaginava, mas acho que deu pra entender o recado.
A gente deveria agir como o casal de velhinhos lá em cima, entende? Arregaçar as mangas para tentar consertar as coisas, e não jogá-las fora. Se isso não funcionar, aí sim a gente pode se dar o caso como perdido. Fazer o quê, né? Mas se a gente preza por algo ou por alguém, vale a pena fazer um esforço. Na verdade, vale MUITO a pena. É como disse Herbert Vianna: "Se o seu mundo for o mundo inteiro / Sua vida, seu amor, seu lar / Cuide tudo que for verdadeiro / Deixe tudo que não for passar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então?