13 de março de 2012

Ilustrações de Edmund Dulac

Eu não sei quanto a vocês, mas quando criança eu era uma devoradora de histórias fantásticas e contos de fadas. Uma das maiores alegrias da minha infância foi quando a minha escola inaugurou uma biblioteca e eu pude levar muitos e muitos livros para casa. Mas o que me deixava apaixonada não era apenas as histórias em si, mas também as ilustrações. Gente, eu pirava nos desenhos de princesas, bruxas, gnomos, burros falantes e tudo o que parecesse encantado. Eu achava - e ainda acho - aquilo o máximo! <3

Daí que essa "melosidade" toda é pra explicar a minha emoção quando, entre uma e outra fuçada no tumblr, eu encontrei as ilustrações de Edmund Dulac (1882 - 1953). Esse magnífico artista francês fez parte da "Época de Ouro da Ilustração" e dedicou uma boa parte de sua carreira aos livros infantis ingleses, dando vida a histórias como A Tempestado (de Shakespeare), As Mil e Uma Noites, Cinderela, A Pequena Sereia, História de Hans Christian Andersen e várias outras que nós conhecemos desde pirralhos. Eu selecionei apenas quatro ilustrações pra mostrar, mas para ver outras obras é só fazer uma pesquisa rapidex no Google que não irão faltar fontes (como esse portifólio e essa galeria).

 I will marry you - from Beauty and the Beast.
Cinderella - from Edmund Dulac's Picture Book for the Red Cross.

From Princess and the Pea fairy tale, by Hans Christian Andersen.

The Bright Liquid - from The Little Mermaid, by Hans Christian Andersen .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então?